Um convite para saber a história como as telas das pinturas de El Greco, Tiziano, Velázquez e outros grandes mestres foram tecidos. Um capítulo que se junta a ‘technical art history’.
O esparto é uma fibra vegetal rígida. Esta oficina propõe conhecer melhor o esparto enquanto material útil e durável, através das técnicas e das suas aplicações. Explorando assim as suas potencialidades expressivas e criativas.
Oficinas de experimentação de construção da viola campaniça.
A viola campaniça é uma das oito tipologias de viola de arame portuguesas. Originária do baixo Alentejo, é a viola de arame portuguesa de maiores dimensões, sendo as suas dez cordas dedilhadas apenas com o polegar. A campaniça transporta um forte cunho identitário da sua região, singularizando-se por acompanhar o cante de improviso. Esta oficina de construção tem por objetivo dar a conhecer as etapas básicas da construção da viola campaniça, mostrar os diferentes tipos de madeira utilizados, proceder à execução do tampo e fundo da viola e aprender as técnicas empregues para curvar a madeira permitindo dar corpo às ilhargas do instrumento.
Oficina promovida pela DGARTES / Programa Nacional Saber Fazer.
O projeto RODA em RODA, uma criação de Mariana Dias Coutinho, reúne no anfiteatro Cerro do Peguinho, 7 ceramistas locais (Joana Sarmento, Luísa Eichhorn, Mariana Dias Coutinho, Mariana Mota, Maya Fernandes Kempfe, Sara Serrão e Tiago Jesus) para publicamente apresentarem a criação colectiva de uma colecção de objetos realizados com roda de oleiro.
O projeto, promovido pela CACO, pretende instigar uma valorização do ofício da olaria, uma actividade que no passado estava muito presente no concelho de Odemira. A performance realizada por ceramistas locais ”não-oleiros” dará a oportunidade de se conectar com essa prática, assistir ao vivo à criação de esculturas e ainda permite à experimentação do público.
Criação artística e coordenação de Mariana Dias Coutinho
Direcção musical de Nuno Salvado
Após uma breve introdução ao material barro vamos conhecer as principais técnicas da escultura cerâmica.
Cada formando vai criar uma escultura de cerca de 20 cm de altura.
O curso destina-se à principiantes, não é preciso conhecimento prévio!
O preço inclui materiais e cozedura das peças.
Vamos criar uma peça cerâmica de grande formato, representando o Torso Feminino. Aulas com modelo nu ao vivo. Experiência prévia com o material barro necessário. O preço inclui materiais e cozedura das peças
O novo espaço para Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso em São Martinho das Amoreiras, a inaugurar no dia 15 de junho de 2024, reveste-se de importância decisiva na estratégia de manter e valorizar o nosso património imaterial como a viola campaniça e o cante de improviso, sendo crucial e decisivo na identidade cultural local e no fortalecer do sentido de comunidade. Este património é parte importante da herança cultural de São Martinho das Amoreiras, de Odemira e do Alentejo, representando séculos de história e prática musical.
Para além desta componente de valorização da identidade local e do fortalecendo o vínculo entre a população e sua herança cultural importa sublinhar que, ao fazer dessas tradições uma imagem de marca do território, Odemira está não apenas a preservar uma parte significativa de sua história, mas também a criar um vetor de atração para visitantes e turistas, dando a conhecer esta parte do concelho, as suas belezas e potencialidades.
Esta aposta do Município de Odemira na cultura local impulsiona o turismo e estimula o desenvolvimento económico e social da região. Além disso, o CVVCCI servirá como um espaço educativo de formação e partilha, promovendo o interesse e a prática, deste património, entre as novas gerações.
Em resumo, a inauguração do centro representa um compromisso do Município de Odemira através da valorização cultural e o desenvolvimento da região, tornando-se uma aposta clara na valorização do património imaterial da região.
Conversa informal Viola Campaniça, lançamento da Rota da Viola de Arame e apresentação do Livro, momento musical.