Porquê ensinar e aprender práticas manuais?
Que impacto têm o conhecimento vernacular, a aptidão e a destreza manual no desenvolvimento humano e das sociedades?
Pretendemos provocar discussões sobre os benefícios da prática artesanal numa perspetiva mais abrangente. Como é que a actividade manual impacta a educação das crianças? De que forma a experiência artesanal contribui para a interação social? Como pode um artefacto feito à mão contribuir para o empoderamento individual? Pedimos aos nossos convidados que partilhem as suas descobertas.
Como estamos a garantir a continuidade do conhecimento prático?
Que modelos, formatos e oportunidades estão em curso? (Aprendizagem informal / não-formal / formal)
Analisando mais de perto o panorama português da aprendizagem artesanal, convidamos intervenientes envolvidos em iniciativas privadas e públicas a partilharem connosco a sua visão sobre a sua própria prática e o contexto nacional. Pedimos que partilhem a sua opinião sobre os prós e contras dos formatos e modelos existentes. Além disso, queremos compreender melhor os obstáculos que enfrentam e os seus planos para o futuro.
Zé Rêgo com cidade dos Lobos,
Tozé Bexiga com Raia Planeta Campaniça
e Projeções de Cristina Viana
Como preservar o ensino do saber-fazer artesanal mantendo o seu valor cultural e relevância social?
O nosso objectivo com este Fórum é estabelecer um terreno comum para ideias colectivas sobre o futuro da educação . Seja ao focar-se em actividades para crianças, desde os mais pequenos até à adolescência, ou em cursos profissionais e workshops de práticas tradicionais, todas estas vertentes são relevantes para manter o conhecimento artesanal vivo.
Queremos ouvir as vossas ideias.
Como deveriam ser os próximos passos para garantir uma continuação sustentável?
O que precisamos para garantir a continuidade?
Vamos, colectivamente e em modo análise e reflexão, explorar temas específicos, formando pequenos grupos de trabalho para discutir cenários e gerar ideias que possam optimizar o futuro da transmissão do saber-fazer.
In A Combmaker’s Tale we follow the story of two passionate makers and wonder what we can learn from them. Antun Penezić, 82, is Croatia’s last living combmaker and he will retire this year without a successor. Franka, a brand-new robot, is dedicated to follow in his footsteps and learn as much as it can from Antun in order to preserve this age-old craft from disappearing.
Trailer
A film by Unfold & Alexandre Humbert, commissioned by madein-platform.com