28 Junho
10h40
Aprender com as mãos
Moderador Kathi Stertzig

Porquê ensinar e aprender práticas manuais?
Que impacto têm o conhecimento vernacular, a aptidão e a destreza manual no desenvolvimento humano e das sociedades?

Pretendemos provocar discussões sobre os benefícios da prática artesanal numa perspetiva mais abrangente. Como é que a actividade manual impacta a educação das crianças? De que forma a experiência artesanal contribui para a interação social? Como pode um artefacto feito à mão contribuir para o empoderamento individual? Pedimos aos nossos convidados que partilhem as suas descobertas.

Elementos Graficos2

Oradores

oradores6
Maya Fernandes Kempe

oradores8
Isabel Sá

Aldeia

RicardoLopes
Ricardo Lopes

1-2 Junho
Odemira, CRIAR
O esparto cru (ESGOTADA)

Artesão

Vitória Pacheco
Bruno Constâncio

Técnica

Entrelaçado e costura

Material

Esparto (Stipa tenacissima)
1 Junho9h30 - 17h30
2 Junho9h30 - 12h30

O esparto é uma fibra vegetal rígida. Esta oficina propõe conhecer melhor o esparto enquanto material útil e durável, através das técnicas e das suas aplicações. Explorando assim as suas potencialidades expressivas e criativas.
A primeira parte da oficina consiste em agrupar a fibra em ramais ou 9 molhes para ser entrelaçados e formar uma tira de cerca de 1 metro. Esta tira é depois cosida para construir um objecto original.
O segundo dia de oficina (domingo) será dedicado à paisagem onde cresce o esparto e a aprender sobre a colheita e preparação da matéria-prima.

Oficina promovida pela DGARTES / Programa Nacional Saber Fazer.

Não é necessário ter experiência prévia.
Esta oficina é gratuita e tem a duração de 10h, distribuídas por 2 dias.
1-30 Junho
Biblioteca Municipal de Odemira + Espaço CRIAR
Inauguração 1 Junho - 17h30
A Atualidade do Saber-Fazer Ancestral
Promotor DGARTES / Programa Nacional Saber Fazer Portugal
Horário Biblioteca: 10-18h (Ter-Sáb) / Espaço CRIAR: 10h - 13h / 14h -17:30h (seg- sex)

A exposição “Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral”, tem como fio condutor a missão que preside ao Programa Nacional Saber Fazer Portugal, colocando em evidência o reconhecimento da atualidade e relevância para a sociedade contemporânea da produção artesanal apoiada em conhecimentos ancestrais. O conjunto de artefactos apresentados é uma seleção conduzida pela representatividade das características fundamentais inerentes às artes artesanais, pela diversidade de matérias-primas e da sua ligação aos territórios, pela diversidade do trabalho representado e pela abrangência do território nacional, que aqui se enriquece com a integração de algumas peças produzidas em Odemira, reforçando algumas das características destacadas como diferenciadoras da relevância da produção artesanal. O projeto curatorial é da responsabilidade da Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, com consultoria da The Home Project Design Studio.

Elementos Graficos11
27 Maio
Lab O - Rua Alexandre Herculano 50 7630-147, Odemira
Lab O de Porta Aberta
27 Maioa partir das 14h
Organizador Helena Loermans

Um convite para saber a história como as telas das pinturas de El Greco, Tiziano, Velázquez e outros grandes mestres foram tecidos. Um capítulo que se junta a ‘technical art history’.

Elementos Graficos4
No data was found